sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Teste de Rorschach

Desenvolvido pelo psiquiatra suíço Hermann Rorschach. O teste consiste em dar possíveis interpretações a dez pranchas com manchas de tinta simétricas. A partir das respostas, procura-se obter um quadro amplo da dinâmica psicológica do indivíduo. Mesmo o teste sendo muito criticado ainda é usado amplamente em diversos países.

Rorschach desenvolveu em 1921 juntamente com Hans Behn-Eschenburg uma segunda série de pranchas que ficou conhecida como Behn-Rorschach ou simplesmente Be-Ro-Teste. Que tem o mesmo objetivo da primeira série de pranchas desenvolvida por Rorschach só com as novas existem resultados diferentes da dinâmica psicológica do individuo.

O teste se baseia em hipóteses projetiva , de acordo com os resultados da hipótese consegue-se projetar aspectos da sua personalidade.


O teste compõe-se, como visto, de 10 pranchas diferentes, algumas com borrões coloridos, outras são pretas e brancas. O realizador do teste apresenta as pranchas, sempre na mesma ordem, à pessoa que está sendo testada com a pergunta: "o que poderia ser isto?". Apesar de as pranchas serem sempre apresentadas na mesma posição, a pessoa pode virá-las à vontade. E pode dar quantas respostas quiser.
O principal trabalho do realizador do teste é a codificação das respostas dadas: cada resposta deve ser classificada através de um complexo sistema de códigos, que reduz as várias respostas a algumas categorias básicas.

Existe também um teste de rorschach online onde funciona da mesma maneira só que online.
Envio agora o link para o Teste de Rorschach Online .

P.S: Rorschach também é o nome do meu personagem de HQ preferido. Ele pertence a história de Watchmen.

2 comentários:

  1. o teste Rorschach é muito bom , mas se coloca-se as imagens originais seria bem mais interessante.
    a relatos de pessoas que sentiram excitação vendo as imagens originais, elas são bastante psicodélicas coloridas.Que serviam para testar as reações das pessoas ao ver os quadros de Rorschach.

    ResponderExcluir
  2. É impossível ter um resultado minimamente fidedigno fazendo este "teste online"... mesmo que fossem as pranchas originais, o Rorschach leva horas para ser aplicado e mais algumas horas para ser corrigido e, então, interpretado exclusivamente por um psicólogo. Sou psicóloga e aplico este teste com frequência em meu consultório. É um dos mais complexos da área.

    ResponderExcluir