segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Místico & Físico

Alquimia:


 Irei abordar nesse post um pouco sobre essa ciência antiga.
A Alquimia é uma das artes herméticas. Assim se chamava na Antigüidade a ciência das transmutações, minerais ou vegetais, da natureza.Mudar de condição e de forma, a tal ponto que a substância com que se trabalha.Alquimia, que se baseava na idéia de que todos os metais evoluem até virar ouro. Os alquimistas tentavam acelerar esse processo em laboratório, por meio de experimentos com fogo, água, terra e ar (os quatro elementos), empenhados principalmente na descoberta de uma "pedra filosofal", capaz de transformar tudo em ouro.
Água - penetrante, dissolvente e nutritiva
Terra - solidez que estabiliza a matéria, suporte para o líquido
Ar - gasoso, expansivo, volátil
Fogo - energia que acelera o processo, aquece, ilumina( inclusive a energia imaterial dos corpos, o "éter", ou estado "etéreo". )
A Quintessência - Éter - equilibra e penetra nos corpos, é a força viva
A terra e a água constituem estados visíveis, enquanto o fogo e o ar são estados invisíveis
os postulados básicos da alquimia:
1)- A unidade do princípio material (matéria prima primordial);
2)- Evolução da matéria ( todos os elementos são radioativos, uns mais outros menos, de forma que ao longo de milhões de anos, mesmos os átomos considerados estáveis, sofrem transformações análogas à dos elementos instáveis); 
3)- Os elementos químicos representam estados de evolução (sendo o ouro o mais perfeito); 
4)- A transformação é o resultado de uma evolução natural ainda desconhecida do homem, a qual é possível reproduzir em laboratório, sendo este trabalho ao mesmo tempo espiritual e material (ora et labora = reza e trabalha; de onde vem a palavra laboratório = labor + oratório).


 Na natureza, a terra contém “sementes” que dão origem aos metais por um processo de evolução e aperfeiçoamento. Todos os metais, com o tempo, transformar-se-ão em ouro que contém o equilíbrio perfeito dos quatro elementos. Na alquimia não existe matéria morta e todas as substâncias, animal, vegetal ou mineral, são dotadas de vida e movimento, ou seja, possuem suas energias características.
Esta associação entre os astros e os metais, não é de nenhum modo arbitrária, pois há uma correspondência constante entre o alto e o baixo, e são análogas às forças e energias dos céus (deidades urânicas) e as da terra (deidades ctônicas), ainda que seja imprescindível assinalar que se acham invertidas umas com relação às outras.
No entanto estas forças são complementares e não poderiam ser o Universo e o homem sem ambas, pois elas constituem a dinâmica rítmica, a dialética, em que se produzem todas as coisas. Por esse motivo, o trabalho alquímico, ou hermético, realiza-se com estas duas energias, harmonizando-as, sem excluir nenhuma delas. Pois como já veremos é o homem que as religa, o verdadeiro intermediário entre céu e terra. E é por essa mesma razão que nas tradições antigas, a Iniciação era e é tomada como uma visita do ser humano às entranhas da terra, ou uma viagem ao país dos defuntos, quando não um descenso aos infernos de nosso ignorante psiquismo, imprescindível para uma posterior e triunfal ascensão aos céus. Na continuidade, são apresentados os nomes dos três princípios alquímicos e os signos com que se os representa:

A interação destes princípios e sua constante conjugação produzem todas as coisas e, portanto, acham-se presentes nelas. O Enxofre é ativo (+), enquanto o mercúrio é passivo (-). O Sal, terceiro princípio que liga os precedentes, pode-se qualificar de neutro (N). 

Lado místico 

Os alquimistas também acreditavam que conseguiriam fazer coisas digamos especiais,que buscavam a pedra filosofal que transformaria qualquer coisa em ouro(como havia dito no começo do post) e também a formula para vida eterna, acreditavam em forças especiais e etc.
 Em uma dessas tentativas encontraram na verdade como encurta-la, na china um aquimista em uma dessas tentativas criou a pólvora uma das maiores armas inventadas.Nunca se ouve algum relato de que conseguiram tais façanhas,não sei se algum dia vamos saber se não houve mesmo essa descuberta.  

7 comentários:

  1. ALQUIMIA!!!!!!
    Realmente um universo que negamos, mas tem os mistérios mais atraentes para o homem*-*
    Muito bom o post
    bjsbjs

    ResponderExcluir
  2. alquimia , foi como uma fusão de ciência com a crença de algo sobrenatural .
    ex: que queriam conseguir o formula da vida eterna e transformar qualquer coisa em ouro

    isso era totalmente motivado pela ganância de poder, e o motivo da muitos na história

    ResponderExcluir
  3. Quando é que vcs vão parar de comentar nas proprias postagens?

    ResponderExcluir
  4. desde quando debater as idéias em público é errado !?

    continuaremos comentando nossas próprias postagens pois nem sempre os moderadores conseguem se falar logo uma maneira não instantânea de mensagem em um local que todos acessam é a maneira mais conveniente e simples de contato e debate das idéias.

    desculpa aí Sr. Troll , mas , vc nunca será tão inteligente para compreender ...

    ResponderExcluir
  5. caro troll,

    isso que você veio comentar é apenas um inconveniente para nós, só demonstra que estamos fazendo um certo sucesso que para alguém como sua pessoa se senti desfocada , por não ter a compreensão de algo tão complexo que envolve cálculos e significados difíceis para seu entender

    ResponderExcluir
  6. Man!

    vou ser claro!

    ignorem... pois :
    Vc nunca vai ganhar de um troll numa discussão
    ele te rebaixa ao nivel dele e vence por experiencia!

    relembrando! maravilhoso post\!

    ResponderExcluir