Criado em uma época antes de eu nascer (1920) que foi o resultado da aposta de 2 cientistas. Por incrível que pareça o Aerogel é a matéria mais leve e mais sólida do planeta. Segundo o o Livro Guinness dos Recordes , o Aerogel pode suportar de 500 a 4.000 vezes o seu próprio peso.
É possível respirar pelo Aerogel e ele ainda é à prova de fogo e absorve tanto água quanto óleo , fora o fato de que é incrivelmente forte , considerando seu peso - 2 g de aerogel conseguem suportar 2,5 kg de peso.
Porém , produzir um produto com tantas qualidades é algo que leva tempo e dinheiro. (Esse deve ser um dos motivos para que essa tecnologia ainda não tenha chegado ao mercado) O complicado é que só é possível produzir uma porção muito pequena de Aerogel por vez. o processo e os materiais vêm com o alto preço de US$ 1 por centímetro cúbico. A cerca de US$ 46 mil o quilo, o aerogel é atualmente mais caro que o ouro. Ou seja , terei que vender a minha irmã no mercado chinês pra sonhar em ter uma pequena porção de Aerogel.
O Aerogel é muito valioso mas não se compara a uma jóia , ou seja , seria mais fácil encontra-lo isolando um foguete ou engrossando tinta do que enfeitando um pescoço.
Existem tipos de Aerogéis feitos de óxido de metais , sílica e Carbono . Mas , na maioria das vezes é feito com sílica. Sílica não deve ser confundida com silício, que é o semicondutor usado em microprocessadores. Sílica é um material vítreo comumente usado no isolamento térmico.
- Onde achamos Aerogel ?!
- Em quase tudo ! Desde maquiagem até Napalm (Bomba incendiária).
Embora eficaz, eu acho que já deu pra entender que também é perigoso, demorado e caro.
O professor Nicholas Leventis, da Universidade de Ciência e Tecnologia do Missouri, maravilhou o mundo da ciência em 2002 com o anúncio de que ele tinha desenvolvido um método para fazer aerogéis não quebradiços. Os aerogéis de Leventis, conhecidos como x-aerogeis, não apenas são fortes, como também são mais flexíveis, à prova d'água e resistentes a impactos.
Aerogel também é conhecido como fumaça congelada. A origem do apelido vem pela aparecia branca azulada e por parecer com a massa intangível de um fantasma (!?)
P.S: Esse texto era pra ser enviado e postado no blog Ñintendo , porém , com atitudes e mudanças rigorosas apenas para atingir um publico com vulgaridade e conseguir "Audiência". Preferimos preservar a integridade dos nosso nomes e do nome do blog.
Nenhum comentário:
Postar um comentário