domingo, 31 de outubro de 2010

Games #1 Microsoft Kinect




A Microsoft lançará em novembro o Kinect , o novo acessório para o videogame Xbox 360 . Com esse novo acessório o jogador poderá controlar os jogos apenas com movimentos do próprio corpo sem precisar de mais nada.
Observando de um ponto de vista mais técnico o Kinect é o acessório mais revolucionário da história dos videogames e que vai agitar o mercado nesse e nos próximos anos.
Atualmente corrigido pelo Alex Kipman, Diretor de Incubação pela Microsoft e responsável pelo Kinect.
Kinect não usa uma time-of-flight camera. A ZCam da 3DV que menciono é que usa, mas o Kinect não foi baseado nela, mas sim numa outra tecnologia chamada Light Coding , de uma empresa israelense , a Prime Sence.


O Wii e o Move funcionam de forma muito parecida. Você tem um emissor de luz infravermelha (no Wii, preso à TV; no Move, no controle do jogador) e uma câmera de vídeo tradicional. A câmera enxerga a luz infravermelha e com isso detecta onde o jogador está apontando o controle. Isso é feito de forma 2D, ou seja, o resultado final é você ter uma posição na tela, como se fosse um mouse. Usando acelerômetros dentro do controle você consegue perceber a inclinação dele, e assim você consegue - com uma precisão razoável - saber a posição em que o controle está, além de onde ele está apontando.

Essa tecnologia existe há muito anos; a própria Sony lançou algo parecido para o Playstation 2, o EyeToy, que também é o nome da câmera usada pelo Move no Playstation 3. No final dos anos 1980 a Nintendo lançou um acessório que funcionava basicamente da mesma forma e que populou os sonhos de uma geração inteira,
a Power Glove, para o Nintendo 8-bits, mas que infelizmente não funcionava muito bem. O Wii é só a segunda tentativa da Nintendo nessa mesma idéia.



Visão 3D do Kinect

O componente central dele é o que chamamos de câmera de tempo de vôo , ou Time-of-flight (TOF).
Funciona como o sonar do morcego que é baseado em eco onde se emite um pulso (Ou som) e calcula o tempo que demora até o pulso bater no objeto e voltar , por exemplo , assim :

Funcionamento de um radar

O problema, claro, é que estamos falando de luz. E, como sabemos, a velocidade da luz é altíssima, 300 mil kilômetros por segundo. Um radar aeronáutico mede quantos microssegundos um pulso de rádio leva para percorrer dezenas de quilômetros. Como seria possível medir com precisão o tempo que a luz leva para percorrer os poucos metros entre a câmera e a pessoa sendo filmada ? Essa conta é fácil de fazer: consideremos que a pessoa está a dois metros da câmera; a luz então tem que percorrer quatro metros no percurso de ida e volta. Na velocidade da luz, isso leva cerca de 13 nanossegundos. Esse é um período de tempo extremamente curto! Mas lembre-se que hoje temos computadores extremamente rápidos…

O único problema dessa tecnologia são os preços muito altos pois além de gastarem muito em estudos para o resultado atual , os preços das matérias primas , peças , técnicas e etc são bastante caros para construir o produto (Isso explica os preços altos).

Envio agora um vídeo de uma demonstração do Kinect :

Espero que aproveitem a informação e o resto da endomingação...

Nenhum comentário:

Postar um comentário